sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Eu já disse aqui como é lindo o céu de Brasília. E agora, então... com halo ao redor do Sol... Fenômeno mágico!!!

Olho de Deus?

A foto acima é da Agência Senado

As fotos do meio são do Portal iG
E esta última foto, a de baixo, foi tirada pelo meu paizão Said.

Segundo especialistas, é um fenômeno ótico, natural, que ocorre quando a luz solar encontra nuvens com microcristais de gelo. Eles têm formato de prisma e também refletem as cores do arco-íris. É sinal, na região, de retorno das chuvas. Brasília ficou mais de cem dias sem chuva. Puro deserto.


E olhe a foto do Correio Braziliense...

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Dê uma volta ao mundo a bordo da estação espacial



Vídeo produzido a partir de imagens captadas por estação espacial mostra cidades iluminadas e tempestades vistas do espaço. As imagens começam quando a ISS (Estação Espacial Internacional, sigla ISS, em inglês) está sobre o Oceano Pacífico. Em seguida, passa pela América do Norte, do Sul e, por fim, na Antártica.
Leia mais em iG Ciência.

domingo, 4 de setembro de 2011

Nebulosas

As nebulosas são acumulações de massas de gases e poeira cósmica que existem em liberdade pelo espaço. Estão muito distantes da Terra e existem vários tipos. Algumas pertencentes a nossa galáxia, a Via-Láctea. A nebulosa Orion é uma das mais brilhantes nebulosas do céu e é facilmente visível a olho nu. Ela foi descoberta por Nicholas Peiresc em 1610 (anteriormente havia sido classificada como estrela ( Theta Orionis). Existem muitas outras (fracas) nebulosas ao redor da nebulosa Orion e existem muitas formações de estrelas na região. A nebulosa Orion é, provavelmente, a nebulosa mais ativamente estudada do céu.